Sobre revistas e livros: arquitetura, artes e design


REUNIÃO MENSAL DO BUGSTUDIUM
SOBRE REVISTAS E LIVROS:ARQUITETURA, ARTES E DESIGN

Há  mais de cinco anos, mensalmente em nosso escritório, é realizada uma reunião que tem como pauta principal  a análise de matérias de revistas e livros de design de interiores, arquitetura, design de produtos e arte selecionadas pela equipe do Bugstudium.


Seguimos as diretrizes de Steven Johnson no livro "De onde vêm as boas ideias" publicado pela editora Zahar que descreve como podemos criar ambientes que promovam a inovação e afirma que as idéias consistentes provêm de um trabalho de bricolagem. A máxima do livro é que somos mais bem sucedidos ao conectar idéias do que ao protegê-las. 

A proposta de Steven Johnson pode ser vista, resumidamente, aqui:




O objetivo das reuniões é a troca de idéias entre os integrantes da equipe sobre as novidades que estão acontecendo, análise de projetos e obras interessantes. Todos tem um foco em comum: contribuir para melhores projetos. 


Estimamos já tenhamos analisado, em conjunto, em torno de 450 a 500 revistas! Eventualmente outras publicações entram em pauta como revistas de moda, artesanato ou poesia.
Percebemos, no decorrer deste tempo, que aquilo que uma pessoa observa em uma imagem é diferente do que outra viu. Cada um observa de um ponto de vista e tem diferentes insights e a junção destes pontos de vista enriquece o conjunto todo.
Outro ponto interessante é que se forma um arquivo de conceitos, referências, idéias, detalhes e imagens muito rico em nossa mente que é mobilizado de forma automática quando da criação de novas propostas. 

Karina Reiter, Mayara G. de Oliveira, Sandra Bugmann e Maggie Bug conectando ideias

Preparem-se para nosso próximo post  que será sobre como se desenvolveu o conceito da Loja Millésima projeto do Bugstudium Creative Design e na sequência teremos um post sobre o livro "De onde vêm as boas ideias". Quem nos indicou esse livro foi a Marion Creutzberg, do blog Criações em Família & cia, e recomendamos com entusiasmo


Desejamos a todos uma semana de excelentes conexões! 


Comentários

Karina disse…
ADORO NOSSAS REUNIÕES DAS REVISTAS!
May disse…
Eeeee que legal!
Augusto Reiter disse…
Ótima essa idéia das reuniões mensais, para atualização e troca de idéias. Que ambiente agradável! Dá até vontade de trabalhar alí.
Ficou linda a loja Millésima, assim como todos os trabalhos de vocês. Karina, estou muito orgulhoso de você filha! Abraço a todos.
P.S.: A Meggie é muito fofa!

Postagens mais visitadas