Leituras Bugs: Conexões

Em novembro do ano passado, no Instituto Orbitato participamos do lançamento do livro Conexões: como designers  conectam experiência, intuição e processo em seus projetos, de autoria da dupla de designers Ericson Straub e Marcelo Castilho, da Editora Infolio.



Na ocasião foi realizada uma mesa redonda com os autores Ericson e Marcelo e o estilista e diretor de criação, Jum Nakao. Nem é preciso dizer que foi uma noite de discussões muito produtiva e inspiradora! No final, em momento tiete, ganhamos autógrafos e conversamos com os autores.

Trata-se de um livro diferenciado que aborda o processo criativo através de relatos de profissionais de criação de várias áreas diferentes incluindo design gráfico, de produtos, arquitetura, curadoria entre outros.
Assuntos polêmicos como as diferentes formas de  inspiração: por pressão e inspiração por prazer são discutidos de forma direta

Dentre trinta  designers experientes  Marcelo Castilho descreve o processo de criação do modelo Caio Millenium dentro da indústria de carrocerias de ônibus.  

Desenho de Marcelo Castilho
Fonte: Straub, Ericsson; Castilho, Marcelo. Conexões: como designers conectam experiência, intuição e processo em seus projetos. Curitiba: Infólio, 2010, p.20

Ericson Straub comenta sua experiência gráfica na produção da revista referencia na área de design a ABCDesign

Desenho de Ericson Straub
Fonte: Straub, Ericsson; Castilho, Marcelo. Conexões: como designers conectam experiência, intuição e processo em seus projetos. Curitiba: Infólio, 2010, p.28.


O ilustrador Carlos Meira expõem o processo de criação de cenários engenhosamente esculpidos em papel

Recortes Primavera/Verão, de Carlos Meira
Fonte: Straub, Ericsson; Castilho, Marcelo. Conexões: como designers conectam experiência, intuição e processo em seus projetos. Curitiba: Infólio, 2010, p.47

O estilista Jum Nakao escreve sobre o seu trabalho genial e de prestigio internacional A Costura do Invisível. 

Imagem do desfile: A Costura do Invisível, de Jum Nakao
Fonte: Straub, Ericsson; Castilho, Marcelo. Conexões: como designers conectam experiência, intuição e processo em seus projetos. Curitiba: Infólio, 2010, p.76



Esse trabalho de Jum Nakao inspirou a instalação Revolver que tivemos a prazer de conhecer Museu Oscar Niemeyer em Curitiba.
Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, 2007
Foto: Maurilio Bugmann

Sandra na instalação Revolver, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, 2007
Foto: Maurilio Bugmann

Observando e sendo observada...
Instalação Revolver, de Jum Nakao, no Museu Oscar Niemeyer, em 2007.
Foto Maurilio Bugmann



Essa instalação era totalmente interativa, os visitantes eram incentivados a tirar fotos e fazer filmes para depois compartilhar na internet. A instalação tinha um grupo no Flickr. O Maurilio fez algumas montagens:

Os manequins foram dar uma volta pelo museu em um momento de folga...
Foto e montagem: Maurilio Bugmann

Uma luta feroz contra o rato da pressa e do consumismo
Foto de Sandra Bugmann. Fotomontagem: Maurilio Bugmann


O livro ainda conta com nomes de peso em termos de criatividade como Guto Lacaz que descreve detalhes conceituais de como foi a trajetória de criação da capa para o cd Anti Heroi.

Vale a pena ler para compreender as minúcias dos diferentes processos que cada designer adota em seu trabalho. Nós ficamos entusiasmados e inspirados com essa leitura e recomendamos!

E você? Tem algum livro sobre design, arquitetura, processo criativo, arte ou cultura para recomendar?    

Comentários

Marion disse…
Como sempre, tô aprendendo com o post de vocês... me sinto analfabeta no mundo dessas leituras! Obrigada pela síntese e pela aula... muito bem dada!!! Abs. Marion
mollymell disse…
Isso é arte. É algo que eu aprecio muito. Já conhecia o trabalho com papel de Carlos Meira. É simplesmente maravilhoso.
Ericson disse…
Como dissemos no bate-papo, a ideia do livro nasceu de buscas que, acredito, muitos também possuem...como designers chegam às suas soluções criativas. Por isso a escolha de criativos baseada na diversidade. Mas temos que continuar nossa busca que não está respondida...será que tem uma resposta? Vocês também podem dar continuidade a estas perguntas...
Me senti honrado com a presença de pessoas tão legais e interessadas.
Abraço, Ericson Straub
Jud disse…
Adorei passar por aqui depois de visitar a Marion.
Parabens pelas postagens, tudo lindo!
Beijos, estou seguindo,
jud-artes.
Marion disse…
Fiz um link pra esse post...aqui - mas sem nenhuma pretensão de ser um desses artistas (rsrsrs)! Abs.

Postagens mais visitadas