Rosenbaum, Fraga e Perrone em Pomerode


De lado, como pianista de cabaré, conforme ele mesmo brincou, Carlos Perrone iniciou as palestras do evento Diálogos Criativos: Identidade e Cotidiano, promovido pelo Instituto Orbitato, em Pomerode, SC, em 19/11.

Devidamente cadastrados, aguardando o início das palestras: Maurilio, Sandra e Fabrícia.
Perrone instigou reflexões sobre o design, traçando um paralelo entre design, arquitetura e moda. Anotamos: Os objetos são mediadores (entre as pessoas e seu ambiente) e as roupas também possuem esse atributo. Essa mediação vai determinar posturas, crenças, pensamentos.
Carlos Perrone abordou a questão da identidade e a necessidade de se saber quem somos para podermos participar da construção da cultura material da nossa sociedade. Essa busca, essa pesquisa deve levar em conta  nossas memórias visuais, que são sempre afetivas, editadas pelas nossas vivências. Portanto cabe ao designer buscar as portas por onde se pode chegar às identificações: as memórias afetivas. Se nos aprofundarmos nas nossas memórias afetivas, chegamos ao Brasil.
Carlos Perrone

Ronaldo Fraga

Ronaldo Fraga trouxe imagens de seus desfiles e coleções mais recentes comentando sobre o seu processo de criação, as pesquisas e estudos envolvidos. Ele chamou a atenção para o lado interdisciplinar da moda, do qual ele gosta particularmente. Esta forma de ver a moda faz com que ele busque suas referências nos mais variados campos, sempre a procura ancoragens significativas associadas à formação da identidade brasileira.

Marcelo Rosenbaum

Marcelo Rosenbaum com sua simpatia falou sobre seus trabalhos mais recentes, enfatizando o projeto social que desenvolveu, em 2010,  junto com sua equipe na comunidade do Parque Santo Antônio em São Paulo. Para ele é um trabalho que trouxe muita satisfação pela melhoria da qualidade de vida de muitas pessoas da comunidade.
Ele também fez considerações sobre o design no Brasil. Para ele, "um produto pode contar muitas histórias" e é importante que os profissionais busquem perceber que histórias esses produtos estão contando em cada contexto. Percebendo que as histórias mais significativas serão as nossas próprias.


Armário da coleção Caruarú, criada por Rosenbaum
com xilogravura do Artista J. Borges

Ronaldo Fraga e Celaine Refosco, diretora do Instituto Orbitato atentos à palestra instigante do Arquiteto Carlos Perrone.

Encontro de feras poderosas e do bem!

Maurilio aproveitou para fazer pose com o quebra-nozes da feirinha de Natal

Bancos vazios a espera de novos encontros como este!

Vocês podem ler mais sobre esse encontro inspirador aqui. E aqui uma entrevista com Ronaldo Fraga e Marcelo Rosenbaum.

O Instituto Orbitato, além de promover eventos visando estimular discussões e reflexões a respeito de moda, design, arte e arquitetura, oferece cursos de pós-graduação, entre eles a pós em Direção de Criação, da qual sou aluna (Sandra) e outros cursos  e oficinas.

A reunião de três profissionais como Carlos Perrone, Ronaldo Fraga e Marcelo Rosenbaum se configurou em uma oportunidade para suscitar reflexões e vislumbrar oportunidades em relação ao potencial subjacente de criações que tenham como essência a identidade Brasileira.

 O Instituto Orbitato foi muito feliz na escolha criteriosa e "antenada" dos palestrantes e pela audácia inovadora que sempre permeia suas ações. Aguardamos os próximos eventos com bastante entusiasmo.

Comentários

Marion disse…
Que privilégio poder ouvir e assistir a essas feras, não? Muito bacana! E o post, ficou ótimo - que vontade que deu...! Abs. Marion
fatti navarro disse…
oi!!!!

Eu vim desejar a vcs o casal,

Um Natal cheio das mais alegres flores, dos mais perfeitos pensamentos,de uma Luz imensa que lhe ilumine os caminhos, e principalmente, com todas aqueles sonhos que só Deus pode permitir que tenhamos.

bju em seu coração e um feliz natal cheio de muita paz e alegrias.


fatti
Marion disse…
Queridos, um lindo Natal pra vocês, junto com as famílias...! Muitas alegrias, risadas gostosas (se a Sandra comprar aqueles presentes de novo...!), harmonia! Muito brilho e muita luz da linda decoração de Natal da Tia Neli! Graaaaande abraço!! Kerstin e Marion
Rachel disse…
Oi flor! Desejo que seu Natal tenha sido repleto de alegres bênçãos e que seu ano novo seja uma infinita fonte de amor a você e a todos os seus!Com carinho e beijinhos, Rachel :)))

Postagens mais visitadas