Mind Style - Bugstudium Pesquisa
Em maio aconteceu o curso Mind Style: Pesquisa de Comportamento e Marcas, promovido pelo Orbitato: Instituto de Estudos em Arquitetura, Moda e Design, sediado em Pomerode/SC, e o BUGSTUDIUM esteve presente pois não podia perder esse evento!
O curso foi ministrado por Raúl Trujillo que é designer, professor de
cool hunting e pesquisador pelo
Future Concept Lab de Milão.
Orbitato Imagem: Orbitato |
Raul Trujillo, em 1994
participou de uma pesquisa de cool hunting que objetiva observar o
surgimento de tendências culturais em escala global, pela Domus Academy.
Raúl Trujillo Imagem: Gazeta do Povo |
O curso Mind
Style propiciou uma visão geral do que vem acontecendo em relação ao
consumo e o que ocorrerá em breve e demonstrou um sistema de identificação de perfis de
consumo.
Em relação as tendências e hábitos de
consumo Raul Trujillo alerta: Estamos mudando a forma como
consumimos e produzimos. “A estética fica pequena em seu jogo de inovação para
dar espaço à ética capaz de recriar, que permite ao ser reconhecer-se e compartilhar
sua particularidade”, explica. Em miúdos: se antes o luxo era possuir algo de
grife, hoje o que conta é o compartilhamento de experiências e conhecimento.
Imagem: Orbitato |
Sobre as mudanças que estão ocorrendo em relação aos
conceitos de design e como ocorrerá a produção ele afirma: Falamos de um desenho focado nas interfaces. As equipes de design se
concentram em facilitar o acesso aos usuários a auto criação e facilitar a
relação das tecnologias com as pessoas facilitando cada vez mais a
customização, apropriação de uma versão sofisticada do "faça você
mesmo".
No curso se observou que o sistema de design iniciou com um desenho que objetivava a funcionalidade,
passando pelo período do desenho de valor estético, depois o desenho conceitual
que hoje é transposto pelo desenho relacional ou baseado nas interfaces.
Imagem: Maurilio Bugmann |
O objetivo do mercado deixou de ser simplesmente transacional em que a
meta era vender mais e mais para um mercado relacional que objetiva manter a
relação a longo prazo em que o valor maior incorporado aos produtos deixa de
ser industrial para ser cultural.
Imagem: Maurilio Bugmann |
O consumo que era baseado em estilos de vida passa a dar lugar aos diferentes
estilos de pensamento.
Imagem: Maurilio Bugmann |
Nossa interpretação para estas mudanças na forma de
consumo fazem questionar as diferentes pessoas, que da mesma forma que escolhem
as roupas, selecionam diferentes formas de vestir a casa, por exemplo que diferentes perfis de pessoas escolheriam cada
um dos sofás abaixo?
Um bom exercício para pensar sobre as escolhas que as pessoas fazem, não é mesmo?
Esse curso foi muito bom e trouxe muitos subsídios para enriquecermos o nosso trabalho e ampliarmos nossa forma de analisar as tendências.
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